Fertron

MEDIDOR DE DESCLOCAMENTO LINEAR TPI 400 FERTRON

O processo de moagem da cana de açúcar em usinas se dá através da compressão da mesma entre rolos metálicos. O conjunto desses rolos são suportados em suas extremidades, por estruturas denominadas “castelos”.

O conjunto de equipamentos (rolos +castelos, mancais, entre outros…) é denominado “terno de moenda” e pode ser visto conforme a figura abaixo:

De todos os rolos do terno, apenas 1 (o rolo superior) possui mancal acionado por um cabeçote  hidráulico que o faz flutuar (oscilar no sentido vertical) de acordo com a pressão exercida no mesmo.

O deslocamento vertical deste rolo superior, (em torno de 20 a 30 mm) é um dado importante para analise da eficiência da moagem, bem como para avaliar o funcionamento do sistema hidráulico que o movimenta.

A oscilação contínua deste rolo durante todo o período de moagem, impõe algumas limitações e ou dificuldades para que se possa obter uma medição do deslocamento com precisão, confiabilidade e repetibilidade (devido ao atrito, folgas e desgastes mecânicos). Outro ponto de  importância é poder levar esta informação para um sistema de controle onde a mesma possa ser analisada, registrada e caso necessite, efetuar a correção de algum parâmetro do processo.

Diante dessas premissas, a FERTRON criou o TRANSMISSOR DE DESLOCAMENTO DO ROLO SUPERIOR EM MOENDAS modelo TPI 400. Sua concepção foi pensada para garantir o máximo de precisão confiabilidade e facilidade de instalação e operação.

Características Técnicas

Tipos de aplicações

Medição do deslocamento do rolo superior para controle de pressão nos cabeçotes hidráulicos, vazão de água de embebição, ou velocidade da moenda.
Medição do nível do colchão de cana e ou outros produtos  em esteiras através de apalpador mecânico.

Nota: o mesmo sistema de roldanas acima pode ser utilizado na medição do deslocamento de rolo, para retirar o transmissor da área agressiva sujeita a presença de vapor de água, entre outros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Post Recentes

VOCÊ SABE O QUE É UM CLP?

Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller),

LEIA MAIS
×