O processo de moagem da cana de açúcar em usinas se dá através da compressão da mesma entre rolos metálicos. O conjunto desses rolos são suportados em suas extremidades, por estruturas denominadas “castelos”.
O conjunto de equipamentos (rolos +castelos, mancais, entre outros…) é denominado “terno de moenda” e pode ser visto conforme a figura abaixo:
De todos os rolos do terno, apenas 1 (o rolo superior) possui mancal acionado por um cabeçote hidráulico que o faz flutuar (oscilar no sentido vertical) de acordo com a pressão exercida no mesmo.
O deslocamento vertical deste rolo superior, (em torno de 20 a 30 mm) é um dado importante para analise da eficiência da moagem, bem como para avaliar o funcionamento do sistema hidráulico que o movimenta.
A oscilação contínua deste rolo durante todo o período de moagem, impõe algumas limitações e ou dificuldades para que se possa obter uma medição do deslocamento com precisão, confiabilidade e repetibilidade (devido ao atrito, folgas e desgastes mecânicos). Outro ponto de importância é poder levar esta informação para um sistema de controle onde a mesma possa ser analisada, registrada e caso necessite, efetuar a correção de algum parâmetro do processo.
Diante dessas premissas, a FERTRON criou o TRANSMISSOR DE DESLOCAMENTO DO ROLO SUPERIOR EM MOENDAS modelo TPI 400. Sua concepção foi pensada para garantir o máximo de precisão confiabilidade e facilidade de instalação e operação.
Características Técnicas
Tipos de aplicações
Nota: o mesmo sistema de roldanas acima pode ser utilizado na medição do deslocamento de rolo, para retirar o transmissor da área agressiva sujeita a presença de vapor de água, entre outros.