Fertron

VOCÊ SABE O QUE É UM CLP?

Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).

O CLP (Controlador Lógico Programável) surgiu de acordo com a necessidade das empresas automobilísticas norte-americanas especificamente na Hydronic Division em 1968, sob o comando do engenheiro Richard Morley, em virtude da grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem.

Com isso grandes vantagens surgiram, como:

  • Facilidade de programação e reprogramação;
  • Possibilidade de manutenção com blocos de entradas e saídas;
  • Confiabilidade em ambientes industriais;
  • Redução de tamanho, comparado a técnica a reles ou contatores;
  • Facilidade de manutenção com conceito plug-in;
  • Dimensões menores que painéis de relês, para redução de custos;
  • Envio de dados para processamento centralizado;
  • Expansão em módulos.


A
Fertron possui vários controladores de médio e pequeno porte, atendendo uma vasta gama de aplicações em industrias de modo geral. Como protocolo de comunicação, além do Ferbus possui também Modbus-RTU, Modbus/TCP e Profibus-DP distribuídos nas seguintes linhas:

CITRINO

O Controlador Lógico Programável Citrino possui um design arrojado e robusto, como se exige nas aplicações de campo, combinando eficiência, modularidade, capacidade de expansão, potencialidade de programação, facilidade de montagem e conectividade em rede. Seus módulos de I/O de alta densidade proporcionam um menor custo de investimento, mesmo para aplicações de pequeno número de I/O.

MCPU-1-CPU de 500MHz, 20MB de memória, relógio de tempo-real com bateria, interface Ethernet 10 / 100Mbps em Modbus / TCP, Mestre / Escravo Modbus-RTU de alta velocidade, suporte a redunância de CPU e de meio-físico ethernet. Requer base MCPU;

Configuração via Citrino Tools em Ethernet 10/100 Mbps em ambiente Windows Diagramas Ladder IEC-1131, até 1200 instruções;

  • Montagem: Trilho DIN 35 mm;
  • Peso: 240g (MCPU-1);
  • Dimensão das bases (mm): 74 x 185 x 54,3 (LxAxP);
  • Dimensão dos módulos (mm): 65 x 124,3 x 88,7 (LxAxP) para MPS-1, MPS-1RD, MCPU-1, MCPU-2, MFI-PBS, MFI-PND e MEXP-1 sem contar trava e euroconector;
  • Dimensão dos módulos (mm): 65 x 124,3 x 115,7 (LxAxP) para todos os outros módulos restantes sem contar trava e euroconector;
  • Troca a quente: Sim;
  • Grau de Proteção: IP-20;
  • Taxa de atualização das entradas: Verificar manual individual;
  • Temperatura de operação: 0 ºC a 50 ºC;
  • Indicação: LEDs PWR, Fail, PWR-ST, FB-Err.

QUARTZO

O Quartzo é um PLC de médio porte que foi desenvolvido pensando na automação industrial de máquinas ou de pequenos setores de uma indústria. Sua versão básica contém 2 portas de comunicação serial MODBUS-RTU, 1 porta ethernet MODBUS/TCP, 32 entradas digitais(DI) e 32 saídas digitais (DO). Ele também possui versões que podem conter entradas e saídas analógicas (máx. 8) e/ou frequência (máx. 4), que podem ser definidas de acordo coma tabela de códigos para pedido. 

Apesar do limite de hardware para entradas e saídas, o Quartzo pode ser expandido utilizando as portas de comunicação em protocolo Modbus/RTU que pode ser configurado tanto como escravo quanto mestre, totalmente independente uma da outra. A taxa de comunicação pode variar de 9600 bps até 115200 bps. Na porta ethernet ele possui a plataforma cliente/servidor no protocolo Modbus/TCP também independente uma da outra. 

Como servidor, o Quartzo pode conectar-se com até 8 clientes simultaneamente e como cliente pode conectar-se com até 32 servidores em Modbus-TCP. Para conseguir uma alta performance com toda esta capacidade de comunicação, o Quartzo possui um processador DSP de alto desempenho rodando a 500MHz. Além deste alto desempenho o usuário pode utilizar até 16 KB de variáveis no ladder ou armazenar até 8K instruções (32 KB de instruções STL).

START – MICRO PLC

O Micro PLC Start foi desenvolvido utilizando tecnologia SMD, o que permite a redução de seu tamanho. O fato de ser modular possibilita a aquisição somente dos recursos necessários ao processo que será automatizado. Em sua versão básica, o Start apresenta doze entradas digitais de 24V e oito saídas digitais de transistor (coletor aberto). 

Se necessário, podem ser instaladas até duas placas adicionais contendo duas entradas e duas saídas analógicas cada uma. Assim, o Start pode conter até quatro entradas e quatro saídas analógicas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Post Recentes

×