Fertron

QUANTO VOCÊ GASTA DE POLÍMERO ANTI-ESPUMANTE NA SUA FERMENTAÇÃO?

É muito recorrente que nossos Clientes reclamem da quantidade de produto químico anti-espumante (polímero) utilizado no seu processo de fermentação.

A dosagem manual, independente da qualidade do produto utilizado, nunca será em quantidade ideal, isso sem contar o desperdício que ocorre ao se manusear o mesmo, bem como a utilização de controladores já obsoletos na automação desta tarefa.

A Fertron é detentora da tecnologia para automação de todo o processo fermentativo, seja ele no modo batelada ou contínua. Um dos controles executados é a aplicação automática de “polímero” nas dornas para dissipar a espuma formada durante o processo de fermentação do mosto na produção de etanol. Isso proporciona, dentre outras vantagens, uma grande economia de insumos, pois através dele, se consegue dosar a quantidade exata necessária para cada caso em específico. 

O sistema FERTRON é modular, com reservatório de produto centralizado, que pode suprir até doze dornas, pode ser instalado em dornas abertas ou fechadas, possuindo recursos como ajuste da quantidade a ser dosada a cada injeção, número máximo de injeções etc. Também pode ser fornecido com o controlador individual modelo CAE, com painel de controle através de PLC/ IHM (fabricação Fertron) ou somente os equipamentos de campo para integração ao sistema de controle existente no cliente.


Equipamentos que compõem o sistema:

  • Reservatório (200 lts, para até 12 dornas) com pistão dosador;
  • Sonda (proporcional ao número de dornas);
  • Bico injetor (proporcional ao número de dornas);
  • Suporte p/ tanque fechado (proporcional ao número de dornas);
  • Suporte p/ tanque aberto (proporcional ao número de dornas);
  • Painel de controle, ou controladores individuais modelo CAE.


Em um “case” recente, observou-se uma redução considerável na quantidade de anti-espumante consumida, (80 litros/dia), ao passo que alguns clientes nos relataram gastar em torno de 400 litros/dia do mesmo produto.

Necessário ressaltar, que este é apenas um dos controles possíveis na área da fermentação, sendo que para se obter os resultados almejados em todo o processo, é necessário também padronizar o brix do mosto, tratar o fermento e automatizar o enchimento das dornas.

Para mais informações, consulte nossa Equipe de Vendas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Post Recentes

VOCÊ SABE O QUE É UM CLP?

Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller),

LEIA MAIS
×