Fertron

FERTRON É ESPECIALISTA EM AUTOMAÇÃO DE COZEDORES

Com mais de 40 anos no mercado, não é por acaso que a Fertron tem grande expertise em automação de cozedores, tanto no processo batelada, quanto contínuo.

Inicialmente  é importante ressaltar alguns pontos com relação a esses dois tipos de cozedores. O cozedor contínuo leva a um melhor controle operacional e, portanto, melhor qualidade do produto final. Já o cozedor batelada é mais estável do ponto de vista energético e de consumo de água. A automação, nos dois casos, proporciona padronização nos cristais, e ganhos em eficiência.

Alguns clientes optam por cozedores contínuos e outros batelada, almejando principalmente o tipo de produto final que querem produzir, o açúcar.


Há muita controvérsia em relação a automação desses equipamentos. Inclusive muitos especialistas no assunto consideram que a automação de um sistema contínuo seja extremamente onerosa, ou até mesmo inviável devido ao custo dos instrumentos de controle e monitoramento envolvidos, fazendo com que haja uma certa resistência por parte  das unidades açucareiras a investirem de maneira significativa neste importante setor. Tendo know how para ambas as aplicações, conseguimos desmistificar essa ideia de que a automação de cozedores é cara ou inviável.


Muito pelo contrário, a automação permite uma operação otimizada. Ela depende da escolha certa dos tipos de analisadores de concentração, de sua correta instalação para que a amostragem seja adequada e da correta utilização das curvas de correlação entre a saturação e a pureza das soluções de sacarose.

A Fertron possui algoritmos de controle consagrados e exaustivamente testados em campo, bem como instrumentos próprios para medição de todas as variáveis envolvidas na automação (Sonda de Concentração CP-200, transmissores de nível, pressão e temperatura) bem como  profissionais capacitados para implementar a melhor solução para cada Cliente, que no  caso de cozedores, a experiência no assunto faz muita diferença.

Para mais informações, consulte nossos Especialistas em Automação Industrial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Post Recentes

VOCÊ SABE O QUE É UM CLP?

Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller),

LEIA MAIS
×